Connect with us

VamosDecorar

Consórcio Imobiliário: Dicas de especialistas para você conquistar sua casa dos sonhos!

consórcio imóveis vantagens e desvantagens

Dicas

Consórcio Imobiliário: Dicas de especialistas para você conquistar sua casa dos sonhos!

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é conquistar sua casa dos sonhos e deixar o aluguel pra trás. Porém, os altos custos com juros, taxas e entrada trazem muitas dificuldades para grande parte das pessoas conquistarem seu imóvel.

5/5 - (18 votes)

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é conquistar sua casa dos sonhos e deixar o aluguel pra trás. Porém, os altos custos com juros, taxas e entrada trazem muitas dificuldades para grande parte das pessoas conquistarem seu imóvel.

Quer entender melhor o que é e como funciona um consórcio de imóvel? Vamos lá!

Como funciona o consórcio imobiliário?

Um consórcio imobiliário consiste em um grupo de pessoas que se reúne com o objetivo de adquirir um bem, no caso um imóvel.

Cada integrante do grupo realiza o pagamento mensal das parcelas à administradora, que fica responsável pela gestão de todos os pagamentos. Quando o valor dessas parcelas pagas pelos integrantes do grupo atinge o valor do imóvel é realizado um sorteio e o membro contemplado pode fazer a compra do imóvel.

Antes de comprar uma cota em qualquer consórcio imobiliário é importante consultar se a administradora está autorizada a funcionar pelo Banco Central.

Consórcio de imóveis: vantagens e desvantagens

Como qualquer outro negócio o consórcio de imóveis apresenta vantagens e desvantagens.  Por isso é preciso pesquisar muito sobre todos os pontos importantes que podem fazer com que o consórcio seja mais ou menos vantajoso ao seu final.

A única desvantagem do consorcio de imóvel em relação ao imóvel financiado é que, no segundo caso, o novo proprietário já pode comprar seu imóvel novo assim que o financiamento é aprovado pela instituição financeira responsável. 

Consórcio de imóveis é ideal para quem não tem pressa

O consórcio imobiliário é uma ótima alternativa para aqueles que não tem pressa em adquirir sua casa própria, já que a duração de cada consórcio pode variar, chegando a 10 ou 15 anos. Também pode ser indicado para pessoas que tem dificuldades em economizar dinheiro.

Como a cobrança das parcelas é feita através de boletos que são enviados todos os meses para a residência do consorciado, o seu pagamento acaba virando uma obrigação, assim como as outras contas do dia a dia.

Não é preciso dar entrada

Ao contrário do financiamento imobiliário, onde você precisa pagar uma parte do valor total do imóvel como entrada assim que fecha negócio, no consórcio imobiliário esse pagamento inicial não existe.

Á partir do momento em que você fecha a sua participação no consórcio com a administradora, você passará a receber os boletos referentes as parcelas mensais para pagamento dos valores já acordados.

Taxas de administração menores que juros do financiamento

As taxas de administração dos consórcios imobiliários certamente se mostrarão menores do que os juros de um imóvel financiado.

Ainda assim, é importante consultar as taxas cobradas pelos consórcios, já que esse valor pode fazer uma boa diferença no valor ao final do consórcio.

É possível utilizar o FGTS

Nesse tipo de consórcio a utilização do FGTS pode ser feita tanto para quitar parcelas futuras ou mesmo atrasadas, ou então como lance para que

Como funcionam os lances?

Caso você ainda não tenha sido contemplado, mas dispões de uma quantia e deseja antecipar a compra do seu imóvel existe a possibilidade de dar um lance.

Os lances funcionam como um leilão. Você vai informar o valor que pretende utilizar para receber o crédito pelo qual decidiu fazer parte do consórcio. Caso nenhum outro participante ofereça um lance superior ao seu, então você receberá o crédito antecipado e assim será possível comprar o seu imóvel antes do término do consórcio.

Faça a simulação para consórcio de imóvel

Na hora de tomar a decisão sobre qual consórcio você vai fazer parte, os simuladores podem ajudar a identificar pontos que fazem com que um consórcio seja mais atraente do que o outro do ponto de vista financeiro.

Além dos simuladores disponíveis nos sites das instituições financeiras e administradoras de consórcios, existem páginas onde também é possível fazer simulação para consórcio de imóvel com dados de vários bancos e produtos oferecidos no mercado.

Conclusão

Para quem costuma sofrer para poupar e destinar este recurso à compra de um imóvel e realizar o sonho da casa própria o consórcio de imovel é a opção ideal para quem quer realizar este desejo e precisa arranjar uma forma de economizar.

Vale a pena pesquisar como funciona o consórcio imobiliário da Caixa, como funciona consorcio de imoveis itau e como funciona consorcio de imoveis bradesco e todas as outras instituições para descobrir qual o melhor consorcio de imoveis do mercado de acordo com suas necessidades.

Continue Reading
Você também pode gostar de...

O portal 321achei está investindo para se tornar o portal de anúncios de imóveis mais completo de todo o Brasil. O nosso objetivo é entregar a nossos usuários a mais alta tecnologia em meios de buscas, gerando assim a solução ideal para que vendedores encontrem compradores. Conte conosco para ajudar em suas negociações.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

Acesse para Comentar.

Mais em Dicas

Advertisement

Populares

Advertisement
Subir