Connect with us

VamosDecorar

Reformar ou construir, o que é mais barato?

construir casa

Dicas

Reformar ou construir, o que é mais barato?

5/5 - (101 votes)

Uma dúvida que sempre se mantém presente, não importa a geração: construir ou reformar?

É uma dúvida que pega a todos que se veem diante do impasse sobre o que seria mais vantajoso, reformar a casa ou construir uma do zero? Porque ambas as opções geram gasto considerável, no entanto, dependendo do estado de conservação do imóvel, da área a se ocupar, do trabalho a ser feito, uma opção pode ser mais vantajosa do que outra.

E como fazer tal avaliação?

A dúvida pode surgir para os recém-casados fazendo valer a velha máxima, “quem casa quer casa”. Digamos que o casal já viva em uma casa ou apartamento, mas pretenda aumentar a família dentro em pouco. E ficam diante do dilema: investir em um novo imóvel ou promover reformas para adaptar o ambiente as necessidades do conjunto familiar?

A dúvida também pode surgir para as pessoas que vivem sob o mesmo teto há  décadas, mais de 20 anos, 40. Naturalmente, decorrido esse tempo o imóvel apresenta desgastes que merecem uma reforma. Mas dependendo do estado de deterioração, torna-se cabível especular se não vale mais a pena adquirir um novo do que promover uma reforma radical e muita onerosa.

Este post pretende fornecer dicas de como avaliar se a opção mais viável é construir ou reformar.

Para saber mais detalhes sobre construir ou reformar basta prosseguir na leitura.

Confira os tópicos abaixo!

O que se deve levar em conta para construir ou reformar?

O caminho das pedras para descobrir se vale mais a pena construir ou reformar é fazer cálculos, colocar na ponta do lápis. E para fazer cálculos é preciso saber o que se deve avaliar.

Reformas

No caso de reforma, a recomendação é aferir o que exatamente tem que ser reformado, o quanto da casa ou apartamento passará por mudanças. Pois quanto mais profunda, complexa a reforma, mais onerosa será e é comum aparecer novos problemas conforme a progressão das obras.

Casas muito antiga normalmente conta com sistema elétrico e hidráulico defasados. As casas de antigamente não foram pensada para comportar eletrodomésticos, porque até então não tinha tantos como se tem hoje. Por isso, a fiação desse tipo de imóvel está sempre subdimensionada.

Portanto, todo o sistema elétrico deverá ser trocado.

Sistema hidráulico

Quanto ao sistema hidráulico, a questão das habitações antigas era que se usava material que hoje se mostra muito defasado e que gera custos evitáveis. O encanamento de construções antigas costumava ser de ferro ou até de chumbo. Se jamais foram trocadas com o passar das décadas, certamente se encontrarão enferrujadas e danificadas.

Portanto, troca de todo o sistema hidráulico.

Telhado

Ainda há a questão do telhado. Se é do tipo de revestimento de madeira, não será surpresa que esteja todo infestado de cupins, nas portas, janelas ou onde quer que tenha madeiras.

Coloque na lista: fiação elétrica, encanamento, telhado e não se esqueça do preço da mão de obra, material de construção e se será necessário habitar em outra residência durante o período de reforma, o que pode gerar mais custos.

Considere também o quanto uma eventual reforma valorizará o imóvel e as possibilidades da região se valorizar com o tempo.

Valorização e desvalorização

Pois essa é outra pegadinha que o mercado nos prega. A reforma mostra-se muito onerosa, nos influenciando a optar pela construção de um imóvel em outra região.

No entanto, a área da antiga casa a ser reformada se valoriza em pouco tempo com a melhora da infraestrutura do lugar, com a abertura de novos estabelecimentos, pontos turísticos etc, revelando que, mesmo se gastasse uma pequena fortuna na reforma, a valorização compensaria com sobras o total gasto.

Enquanto que a região onde construiu a outra residência mostra não ter perspectiva de valorização ou talvez até perca seu potencial de venda.

Por isso é sempre importante está atento as movimentações do mercado imobiliário, o desenvolvimento em vista ou não da área a ser ocupada.

Construção

Sobre se é mais vantajoso construir ou reformar, vamos focar agora no que deve ser considerado ao pensar na construção.

Deve ter em mente o tamanho do sobrado, pois o preço da construção varia conforme a extensão da área. Então temos o tamanho do sobrado, o valor de construção, a taxa administrativa, lucro da construtora, os impostos e soma-se a isso tudo o terreno.

Entra também na conta o tempo de espera para usar em definitivo a habitação, caso tenha sido comprada na planta.

Longo tempo significa residir em ambiente temporário e por muitas vezes improvisado, o que não é ideal principalmente para a qualidade de vida.

 Muitas vezes, a reforma, por mais onerosa que seja, tem um prazo de conclusão mais rápida do que o de construção, afinal, mesmo em estado de deterioração avançado, parte do serviço já está pronto, não é necessária toda a fase de construção das fundações desde o zero, o que sem dúvida significa economia de tempo e vantagem em relação a esse tipo de construção.

Outros itens a serem considerados são os acessórios como janelas, portas, iluminação, a necessidade ou não de compra de móveis para serem instalados em cantos específicos etc.

Construir ou reformar?

Considerando todos os itens apontados sobre construir ou reformar, chegará a um cálculo aproximado do custeio de cada opção. É quando terá que avaliar o que sai mais em conta.

Tenha em vista que dependendo do estado de conservação de um imóvel, a reforma pode não ser viável, principalmente se tiver que restaurar a parte estrutural do imóvel.

Talvez a orientação mais precisa seja: reforma pontual, de manutenção, é bem possível que o custo benefício se mostre mais vantajoso do que construir um imóvel.

Reforma radical, totalmente transformadora do imóvel, de modo a deixá-lo irreconhecível, não por questão estética, mas por necessidade de atualização, segurança, o custo certamente será muito elevado.

Entretanto, se for desejo morar na mesma região e for dono do imóvel, do terreno, a reforma poderá ser mais atraente se o imóvel não apresentar abalos estruturais de difícil solução.

A falta de oferta de imóveis nos grandes centros urbanos encarece bastante a compra de propriedades, o que costuma revelar que  a reforma da casa, mesmo com a necessidade de alterações significativas, sai mais em conta do que construir uma nova habitação ao se adquirir outro terreno.

O que é indispensável na hora de construir ou reformar

Independente da escolha, é de fundamental importância que a faça depois de um planejamento minucioso, baseado em cálculos realísticos sobre o que deverá gastar aproximadamente.

Gostou deste conteúdo sobre construir ou reformar?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio faz a diferença.

Leia mais de nosso conteúdo.

Continue Reading
Você também pode gostar de...

O portal 321achei está investindo para se tornar o portal de anúncios de imóveis mais completo de todo o Brasil. O nosso objetivo é entregar a nossos usuários a mais alta tecnologia em meios de buscas, gerando assim a solução ideal para que vendedores encontrem compradores. Conte conosco para ajudar em suas negociações.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

Acesse para Comentar.

Mais em Dicas

Advertisement

Populares

Advertisement
Subir